Chegamos no segundo mês do ano!
Fevereiro chegou e a partir dele, ate novembro, estudaremos, nas noites das quintas feiras, o Livro de Josué. Ali nos deparamos com os requisitos que são o nosso desafio para 2025. Se os aplicarmos, Deus nos levará à vitória. ELE levou o Seu povo até o limite da terra prometida, entregando a Josué a liderança dos israelitas, depois de 40 anos de peregrinação no deserto. O grande líder Moisés havia morrido (Js. 1:1 e 2). O povo estava pronto para experimentar a promessa de viver na terra de Canaã. Josué assume o seu chamado e lembra a todos que para serem bem-sucedidos na conquista da terra seria necessário ter fé no Autor da promessa, confiando exclusivamente NELE, o que exigiria obediência irrestrita às Suas ordens. Tal confiança e obediência encheria o povo de coragem. E isso mesmo. Quando confiamos incondicionalmente em Deus e nos submetemos aos ensinos da Sua Palavra, somos encorajados a prosseguir, cientes de que ELE nos levará à vitória apesar de todos os contratempos e dificuldades que surgirão no percurso.
Josué foi um líder destemido e fiel que manteve o povo focado em Deus. A vitória veio! A Terra Prometida foi conquistada e o território foi distribuído entre as doze tribos. Deus não expulsou todos os habitantes da terra por meio de Josué, mas deixou alguns povos para serem expulsos à medida que fossem ocupando as terras que receberam. Com a morte de Josué isso não
aconteceu, mas Deus continuou fiel ao Seu povo apesar de seus constantes tropeços, levantando juízes para resgatarem Israel dos seus opressores. Deus sempre fiel! O povo sempre inconstante!
Sigamos o exemplo de Josué. Sejamos firmes na fé em Deus, buscando conselhos na Sua Palavra para enfrentarmos corajosamente toda e qualquer dificuldade ou oposição.
Apegados à Bíblia e à oração, em completa submissão a Deus, estaremos prontos para enfrentar os desafios da vida sendo mais que vencedores. (Rm. 8:37).
Aleluia!!
Pr. Nerval Coelho Soares