Em Efésios 4.1-6, o apóstolo Paulo nos convida a refletir sobre a maneira como temos vivido a nossa fé. Ele escreve como alguém que estava preso por causa do evangelho, mas que, mesmo em meio às dificuldades, compreendia a grandeza do chamado de Deus. Por isso, exorta a igreja a andar “de modo digno da vocação” que recebeu.
Esse chamado não se resume apenas a frequentar cultos ou professar uma fé com os lábios, mas a revelar Cristo através do caráter e dos relacionamentos. Paulo destaca virtudes indispensáveis para a vida cristã: humildade, mansidão, paciência e amor. Em um mundo marcado pelo orgulho, pela divisão e pela intolerância, a igreja deve ser conhecida pela capacidade de suportar uns aos outros em amor.
A unidade da igreja não nasce da vontade humana, mas do proprio Deus. Ha um so corpo e um só Espírito, um só Senhor, uma só fe, um só batismo. Somos diferentes em histórias, dons e personalidades, mas pertencemos ao mesmo Senhor e fomos alcançados pela mesma graça.
Preservar essa unidade exige esforço espiritual diario. E preciso abandonar atitudes que ferem a comunhão e cultivar um coração disposto ao perdão, ao serviço e à reconciliação. Quando a igreja vive em unidade, ela testemunha ao mundo a realidade do evangelho.
Além disso, Paulo nos lembra que Deus é Pai de todos, está sobre todos, age por meio de todos e habita em todos os que pertencem a Cristo. Essa verdade nos consola e fortalece, pois não caminhamos sozinhos. Em meio às lutas, desafios e responsabilidades da vida cristã, temos a presenca constante do Senhor sustentando a Sua igreja e conduzindo o Seu povo com Graça e Fidelidade.
Que o Senhor nos ajude a viver de maneira digna do chamado que recebemos, refletindo a beleza de Cristo em nossas palavras, atitudes e relacionamentos. Assim, seremos uma igreja fortalecida pelo amor e guiada pela paz do Espírito Santo.