Pastoral > A MAJESTADE DE DEUS E O CRISTÃO

A MAJESTADE DE DEUS E O CRISTÃO

domingo, 16 de novembro de 2025

08:45:08

Nossa palavra “majestade” vem do latim e significa Grandeza. Quando atribuímos majestade a alguém, estamos reconhecendo haver grandeza naquela pessoa e manifestamos respeito por isso. Exemplo: “Sua Majestade”, a Rainha.

Na Bíblia, a palavra “majestade” é usada para expressar o pensamento da Grandeza de Deus, nosso criador e nosso Senhor. “Reina o Senhor. Revestiu-se de Majestade… Desde a Eternidade, esta firme o teu trono” (Sl 93.1s.). “Meditarei no glorioso esplendor da Tua Majestade e nas Tuas Maravilhas” (Sl 145.5).

Pedro, lembrando-se da visão da gloria real de Cristo na transfiguração, diz que “nós mesmos fomo testemunhas oculares da sua Majestade” (2 Pe 1.16).

Estamos estudando HEBREUS, a expressão “a majestade”, quando repetida duas vezes, faz referência a Deus; Cristo, conforme fomos informados, em sua ascensão, assentou-se na posição “à direita da Majestade, nas alturas”, “à destra do trono da Majestade nos céus” (Hb 1.3; 8.1). A palavra “majestade”, quando aplicada a Deus, é sempre uma declaração de Sua Grandeza e um convite a adoração. “Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado” (Sl48.1). os instintos cristãos de confiança e adoração são poderosamente fortalecidos pelo conhecimento da grandeza de Deus.

Fico a pensar se este conhecimento está ausente em grande escala nos cristãos atuais, e vejo olhando para o desenvolver da Fé que muitos estejam fragilizados e a adoração sem vigor ou força. Somos homens modernos e, como tais, embora compartilhemos de grandes pensamentos acerca de nós mesmo, temos, geralmente, pensamentos pequenos sobre Deus. Bem, sigo pensando, quando alguém na Igreja, e não necessariamente uma pessoa qualquer nas ruas, usa a palavra “Deus”, o pensamento raramente é de “Majestade” divina.

Irmãos, amigos e visitantes nossa vida pessoal é finita, é limitada em todas as direções, no espaço, no tempo, no conhecimento e em poder. Mas Deus não é limitado deste modo. Ele é eterno infinito e Todo Poderoso. Ele nos tem em suas mãos, mas nós nunca o temos em nossas. Como nós, Ele é pessoal, mas, diferente de nós, Ele é Grande.

Em todas as manifestações constantes na Bíblia sobre a realidade do cuidado pessoal de Deus por seu povo e sobre a bondade, o carinho, a simpatia, a paciência e a ansiosa compaixão que ele demonstra para com ele, ela nunca nos deixa perder de vista a Sua Majestade e Seu domínio ilimitado sobre todas as criaturas.

TEMOS UM DEUS PESSOAL, PORÉM MAJESTOSO, SEM LIMITES E INCOMPARÁVEL.

Picture of Pr. Alexandre Magno

Pr. Alexandre Magno

COMPARTILHE