Pastoral > Até Ele voltar

Até Ele voltar

domingo, 9 de fevereiro de 2025

06:00:46

Esse ano temos como desafio estudar o livro de Josué e com o intuito de consolidar os princípios eternos revelados neste precioso livro, a minha proposta para as pastorais será fundamentar a nossa reflexão dominical em Josué.

Os três primeiros versos desse livro nos mostram um dos momentos mais difíceis da historia do povo de Israel. O grande líder Moises havia morrido e existia pela frente o gigantesco desafio de destruir o povo cananeu para tomar posse da terra prometida. A tristeza era profunda, a saudade do grande líder era unânime, todo povo estava atônito, perdido, sem saber o que fazer. Josué havia sido preparado por Moises para assumir o seu lugar, mas era uma tarefa muito difícil tomar o lugar de um homem tão usado por Deus. O Senhor em sua infinita misericórdia, percebendo que Josué estava receoso, toma a iniciativa e o chama para uma conversa. Nessa conversa o Eterno lembra Josué que a capacidade de comandar o povo e vencer as batalhas não era de Moises. Tudo o que Moises fez foi em obediência e total dependência ao agir soberano de Deus. O papel de Josué era tão somente se manter firme nas promessas. O texto diz que a conquista da terra não dependia da capacidade de liderança de Josué nem tão pouco do poder do exercito israelita. A conquista se fundamentava na soberania de Deus em dar ao povo a terra e em sua promessa de conduzir o povo naquilo que ele mesmo havia decretado.

Com certeza todos nós enfrentamos ou enfrentaremos momentos difíceis. Momentos de profunda tristeza, momentos de não saber o que fazer ou ate mesmo de querer desistir. E é justamente nesses momentos em que precisamos trazer a memoria as palavras do Todo Poderoso a Josué. Deus não nos prometeu vida fácil, tampouco nos prometeu vitória em todas as batalhas. O que devemos lembrar é que Ele continua soberano e Seus Planos não podem ser frustrados. A promessa que Ele nos faz e que estará sempre ao nosso lado e que a vitória sobre o pecado e sobre a morte eterna já nos foi dada por meio de Cristo Jesus e isso e o suficiente para nos mantermos perseverantes. A convicção de que não importam as circunstancias, Ele estará conosco e nos estaremos com ele para sempre.

Diante disso meu irmão, levante a sua cabeça, olhe para o autor e consumador da sua fé e continue firme. Eu não sei qual e a sua tristeza, eu não sei o motivo do seu desanimo nem da sua perplexidade. Mas uma coisa a Bíblia me ensina, devemos lutar ate o fim, na certeza de que um dia todos aqueles que creem em Cristo Jesus o encontrarão e ouvirão de sua boca a frase mais maravilhosa da existência humana: “Servo bom e fiel entra no gozo do Teu Senhor.” Que Ele nos abençoe.

Picture of Pr. Fábio Henrique Silva de Souza

Pr. Fábio Henrique Silva de Souza

COMPARTILHE